Dia da Terra: O caos planetário do lixo


Image Description
  • 23 de abril de 2021
  • 19:30
  • 21:00

Nos anos 70 o senador norte-americano Gaylord Nelson tomou a iniciativa de criar o Dia da Terra para incentivar ações de sustentabilidade em governos e grandes empresas. Com isso vários políticos sensibilizaram-se com a causa, instituindo assim a Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos EUA com o propósito de proteger a saúde humana e o meio ambiente – ar, água e terra. A data é celebrada, todos os anos, no dia 22 de Abril com debates que abordam assuntos acerca da importância do planeta e do desenvolvimento de uma consciência ambiental. Neste sentido, a Rede Internacional Promotores ODS no Brasil acredita que falar sobre essa temática contribui para incentivar uma nova mentalidade e hábitos que, certamente, melhorarão a situação das futuras gerações.

Atualmente, os problemas do planeta têm sido agravados em função de questões relacionadas ao consumismo, à poluição, a superpopulação, ao modo como os recursos naturais são utilizados, entre outros. A Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável enfatizam esses aspectos quando apresentam – de modo direto – os ODS 6, 7, 12, 13, 14 e 15, que transversalmente dialogam como os demais. Portanto, zelar pela conscientização da necessidade de proteger e preservar a biodiversidade é zelar pela vida humana e a harmonia refletida sobre a perspectiva planetária. A RIPO reafirma que percorrer o caminho que possibilita conexão, conhecimento não fragmentado sobre as possíveis formas de valorizar a Terra e instituição de ações concretas é, acima de tudo, uma questão de cidadania e responsabilidade socioambiental. 

Palestrantes
 - Ewerton Andrade
 - Luís Santos
 - Mauro Pereira
 - Modiaora: Ludmila Raujo

Público

A Rede Internacional, em toda sua extensão, é formada por pessoa que atuam em diversos setores, a saber: público, privado, acadêmico e de sociedade civil. 

Formato
Youtube via StreamYard

Idioma
Português

Duração
1h30 min, sendo 20 min cada palestrante

Consultas e informações: odsrn.agenda2030@gmail.com

Promotores ODS

Somos una Red Internacional que trabaja en la consecución y cumplimiento de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible y sus 17 ODS.

NUESTRAS REDES