Comunidades Indígenas e os Direitos Humanos em tempos de COVID-19


Image Description
  • 17 de abril de 2021
  • 16:00
  • 18:00

O dia 19 de Abril tradicionalmente dedicado para celebração aos indígenas foi instituído em 1940 por proposição de líderes indígenas que participaram do Congresso Indigenista Interamericano ocorrido no México, ocasião em que também foi criado o Instituto Indigenista Interamericano por meio da Convenção de Pátzcuaro com o propósito de elucidar problemas que afetam os indígenas nas jurisdições americanas, articular políticas, melhorar suas vidas, ente outros. O Brasil, por sua vez, só aderiu à causa três anos depois por intermédio do Marechal Rondon junto ao então presidente da República Getúlio Vargas, assim por meio do decreto-lei 5.540 de 1943 esta data tornou-se um momento para refletir acerca da valorização e da relevância de reconhecer os direitos dos indígenas.

Apesar das diferenças culturais, os indígenas compartilham problemas comuns relacionados à proteção e violações de seus direitos como povos distintos. Em todo o mundo eles têm buscado o reconhecimento de suas identidades, seus modos de vida e a garantia aos recursos naturais e territórios, entretanto ao longo da história seus direitos sempre foram violados e por esse motivo a Rede Internacional Promotores ODS no Brasil acredita que é importante conhecer sobre os direitos humanos e quais ações deve-se promover a fim de garantir que eles sejam aplicados – sobretudo considerando o atual cenário de pandemia e como os indígenas foram afetados em países latinoamericanos. Esta proposta focará sua abordagem em debates sobre comunidades localizadas no Brasil, no México e na Guatemala, ademais de transversalmente se conectar com a Agenda 2030 por meio de seu princípio mais significativo que consiste em “não deixar ninguém para trás”.  

Palestrantes
 - Eduardo Augusto Mansano Manso
 - Lusbey Méndez Sántiz
 - Sonia Gutierrez Raguay (a confirmar)

Público
A Rede Internacional, em toda sua extensão, é formada por pessoa que atuam em diversos setores, a saber: público, privado, acadêmico e de sociedade civil. 

Formato
Youtube via StreamYard

Idioma
Português e Espanhol

Duração
1h 30min, sendo 20 min cada palestrante 

Consultas e informações: odsrn.agenda2030@gmail.com

Promotores ODS

Somos una Red Internacional que trabaja en la consecución y cumplimiento de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible y sus 17 ODS.

NUESTRAS REDES