Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz


Image Description
  • 10 de abril de 2021
  • 15:00
  • 16:00

Em 2013 a Assembleia Geral da ONU estabeleceu o dia 06 de Abril como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. O objetivo consiste em destacar o potencial do esporte como ferramenta educativa e de formação cívica, dessa maneira utilizando todas as suas varáveis – capacidade de quebrar barreiras linguísticas, de aproximar culturas e de incentivar ao convívio pacífico entre os povos – para gerar impactos sociais positivos para as comunidades ao redor do mundo. As habilidades aprendidas por meio do esporte ajudam a empoderar os indivíduos, aumentar o bem-estar psicossocial, a autoestima e as capacidades, desse modo contribuindo para o desenvolvimento de longo prazo e para transformar a maneira de se relacionar com o mundo. Diante deste contexto, o esporte pode ser visto como uma janela de oportunidades para a transformação da vida – sobretudo para os jovens.

Ações educativas aliadas às práticas esportivas são essenciais para que os jovens desenhem seus projetos de vida e tomem decisões seguras, autônomas e sustentáveis que poderão determinar seus futuros e, considerando um olhar mais amplo, o futuro de suas famílias, suas comunidades e seus países. Portanto, a Rede Internacional Promotores ODS no Brasil acredita que dialogar sobre esta temática pode gerar reflexões e ações que estimulem novas lideranças e projetos que colaborem para a promoção da paz na sociedade. Esta ação tem expresso apoio do Instituto Falconi de Desenvolvimento (IFD), que no decorrer de sua experiência vem atuando com ações desta natureza.

Palestrantes

- Juan Andrez
Mestre em Análise Tática, Escotismo e Recursos Técnicos aplicados ao Futebol pela La Real Federación Española de Fútbol e Universidad Rey Juan Carlos. É treinador profissional da UEFA e Diretor da Escola Territorial de Treinadores de Fuerteventura, Espanha.

- Rogério Bragança
Treinador de futebol nas escolas sócio-esportivas da Fundación Real Madrid, Espanha. Formado em Ciências do Esporte pela Universidade de São Paulo, com especialização em Esporte Coletivo. Atuando nos últimos 21 anos em treinamento esportivo.

- André Falconi 
Coordenador de Parcerias da Rede Internanacional Promotores ODS Brasil. É especialista em Gestão do Terceiro Setor; tem capacitação em ODS Empresarial pela Universidad Los Andes, Colômbia; e, é especialista em Gestão de Projetos Esportivos pela Fundación Real Madrid, Espanha. É Presidente do Instituto Falconi, Manager Brazil do Projeto Campus Experience da Fundación Real Madrid, Coordenador Operacional e International Project Manager do Projeto CBF School da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Público
A Rede Internacional, em toda sua extensão, é formada por pessoa que atuam em diversos setores, a saber: público, privado, acadêmico e de sociedade civil. 

Formato
Youtube via StreamYard

Idioma
Português

Duração
1h30 min, sendo 20 min cada palestrante

Consultas e informações: odsrn.agenda2030@gmail.com

Promotores ODS

Somos una Red Internacional que trabaja en la consecución y cumplimiento de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible y sus 17 ODS.

NUESTRAS REDES